sobre
Escritora, antropóloga, professora, roteirista e jornalista

Possui Pós-doutorado em Sociologia da Cultura pela USP, doutorado em Ciências Sociais pela PUC-RIO, mestrado em Ciências Sociais pela UERJ. Especialização em Políticas Públicas pelo IUPERJ e em Estudos Diplomáticos pelo CEDIN. Atualmente, é Professora Adjunta do Programa de Pós Graduação em Humanidades, Cultura e Artes e do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Saúde da Unigranrio.
literatura
Autora de dois romances publicados, atualmente desenvolve duas biografias.
Publicou o romance “Olhos de Giz”, pela editora portuguesa Chiado Books, junto à exposição das artes visuais presentes no livro, no Parque das Ruínas, com a curadoria do Museu das Mulheres, de Brasília.
Lançou o seu segundo romance “Por muitos céus”, pela editora IBI Literário, em 2023, com eventos e performance na Casa de Cultura Laura Alvim, Estação Net Rio e na II Feira Literária de Vassouras. O livro é parte do projeto “Jenipapo Urucum”, aprovado no edital Retomada Cultural 2 da SECEC do Rio de Janeiro.
Teve um capítulo escrito no livro “Carlos Nejar e o sagrado: aspectos literários espirituais e proféticos”, em homenagem ao poeta imortal Carlos Nejar, com lançamento na Academia Brasileira de Letras, em 2024
- Literatura

Caros leitores e amantes da literatura, estamos emocionados em anunciar que “Por Muitos Céus” está de volta com uma nova...
audiovisual
No audiovisual, atualmente roteiriza seu primeiro longa metragem. Além de roteiro, tem experiência com direção, curadoria e crítica.
Atualmente escreve o roteiro do longa-metragem “Eufrásia: uma paixão entre dois mundos”, junto à produtora AEB, com Jom Tob Azulay.
Roteirizou e dirigiu dois curtas-metragens (“Pareja Astral” e “Una píldora de creatividad”) junto às escolas de cinema: “Cine en acción” e “Nou Prodigi, em Barcelona – Espanha”.
Foi roteirista contratada para a elaboração do roteiro do longa-metragem “Traumas e Pactos”, na produtora Capitu Mídia.
Compôs a Sala de Roteiristas para série de TV com Yoya Wursch.
Foi assessora de curadoria e crítica convidada da Mostra “Outro Rio” de curtas-metragens e integrante da Comissão de Avaliação da Lei Paulo Gustavo do município de Valença.
Escreveu o roteiro de apresentação do Palco Super Nova para o Rock in Rio, contratada pela Multishow e Sony.
Formada em roteiro para cinema pela CAL e b_arco; roteiro de teatro e dramaturgia pela Funarte; roteiro de novela pelo b_arco; direção de cinema pela EBAC; direção de cinema, em Barcelona, pelas “Cine en acción” e “Nou Prodigi Escuela de Cine Barcelona”; roteiro de Teledramaturgia pela CAL.
- Audiovisual

Beatriz Brandão assinou o roteiro do videoclipe do Palco Super Nova no Rock in Rio 2022. O videoclipe, idealizado para...
teatro
No teatro, roteirizou peças, participou de pesquisas acadêmicas e se apresentou como atriz em alguns espetáculos.
Escreveu o roteiro do espetáculo em homenagem ao legado de Eufrásia Teixeira Leite – “ParaEUFRASIAndo”, a peça já ocorreu em 5 espaços culturais diferentes em Vassouras e no Rio de Janeiro, entre 2022 e 2023.
A peça teatral de sua autoria “Eu, fim” ganhou o edital Retomada Cultural de Vassouras, em 2023.
Foi roteirista contratada pela Secretaria da Mulher de Vassouras – RJ, para o desenvolvimento de cenas teatrais sobre violência contra a mulher.
Participou do Laboratório de Estética e Política (LEP/UFRJ) na montagem e pesquisa da peça teatral “Uma Odisseia”, sobre refugiados. A participação se estendeu para a pesquisa de pós-doutorado na USP sobre refugiados e práticas artísticas.
Escreveu a peça teatral “Entre Nós” com temporada em março de 2024 no Teatro Fashion Mall.
Escreveu a peça teatral “Depois de ter você”, contemplada pela Lei Paulo Gustavo, em março de 2024.
Como atriz atuou na performance de sua autoria: “No princípio fomos todos mulheres”; na peça de Teatro Fórum “Odisseias”; na peça de teatro “O Pagador de Promessas” e no espetáculo infantil “O Rei Leão”.
- Teatro

O espetáculo “ParaEufrasiando”, com roteiro de Beatriz Brandão e direção de Plínio Lopes, é uma homenagem teatral à vida e...
jornalismo
Como jornalista escreve para o Le Monde Diplomatique, onde também organizou o Dossiê Semanal “Feminismos Transnacionais”. Possui textos publicados em outras mídias: Folha de São Paulo, Veja, Nexo Jornal e Estante Virtual.
- Jornalismo

Sua trajetória profissional abrange o jornalismo, a pesquisa acadêmica e a organização de eventos, sempre com foco em temas relevantes....
exposições
Trabalhou com consultoria e pesquisa para a exposição “O dia seguinte”, da Produtora Na Boca do Lobo Produções Artísticas, ocorrida na Cidade das Artes – RJ e no Museu Catavento -SP, pelo Ministério do Turismo.
Escreveu para a exposição coletiva “Suburbanidades: o lugar da periferia na arte contemporânea”, do Laboratório de Inovação Cidadã (LABIC) / UFRJ, ganhador do Prêmio Cultura + Diversidade, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.
Produziu e escreveu poesias para a exposição “Esticando a vista como a linha do horizonte estica o mundo”, do coletivo artístico Kunamata, no Parque das Ruínas, no Rio de Janeiro.
Realizou a Visita Mediada à Exposição “Elogio ao Feminino”, no Museu das Mulheres, em Brasília.
- Exposições

O Parque das Ruínas foi palco de uma celebração vibrante da arte e da cultura com a exposição “Esticando a...
academia
Tem mais de 10 anos de experiência na área da pesquisa e ensino. Foi pesquisadora contratada nos seguintes institutos: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA); Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) e no Centro di Ricerche Economiche e Giuridiche, na Itália. Foi professora da Pós-Graduação em Educação e Divulgação Científica no IFRJ e Professora do Departamento de Sociologia da UFRJ.
- Acadêmicos

Autora de dois romances e quatro peças teatrais, Beatriz também é uma dedicada pesquisadora e professora na área de Ciências...